Heading
The Five Principles

Os Cinco Princípios (The Five Principles) constituem a base de como fazemos negócios hoje e sempre. Com 115 000 Associados Mars a trabalharem em 80 países em todo o mundo, é essencial ter um rumo claro e uma bússola moral. O futuro a longo prazo do nosso negócio e do nosso planeta depende da nossa capacidade de defendermos mais os nossos princípios e tomarmos medidas corajosas. É por isso que aproveitamos todas as oportunidades para causar um impacto positivo neste mundo em constante mudança, tirando partindo da nossa filosofia orientadora que sempre nos diferenciou: os Cinco Princípios.  

Colocamos os Cinco Princípios no centro de todas as decisões que tomamos. Isto significa que:  

  • Estamos empenhados na Qualidade do trabalho e das nossas contribuições para a sociedade.  
  • Assumimos a nossa Responsabilidade (como indivíduos e como empresa) de agir agora.  
  • Baseamos as nossas decisões na Mutualidade de benefícios para as nossas partes interessadas.  
  • Utilizamos o poder da Eficácia para tirarmos o máximo partido dos nossos recursos.  
  • Temos a Liberdade financeira para tomar as nossas próprias decisões, sem restrições impostas pelas motivações de terceiros. 

Sabemos que a qualidade daquilo que fazemos depende da forma como o fazemos, e as nossas ações ajudam-nos a construir um mundo melhor para as gerações vindouras.

The Five Principles: Quality
O consumidor é o nosso patrão, a qualidade é o nosso trabalho e o custo-benefício é o nosso objetivo.

O NOSSO PASSADO
Como fazemos parte do quotidiano das pessoas?

A Mars começou a prosperar no pico de uma depressão, enfrentou uma forte concorrência e cresceu até ao seu tamanho atual como resultado de biliões de compras feitas todos os anos. Essas compras estão muitas vezes entre as mais pequenas feitas pelos consumidores, mas financiaram o nosso crescimento em todo o mundo. E isto aconteceu porquê? Como é que damos continuidade a este sucesso?

O NOSSO PROPÓSITO
O consumidor é o nosso patrão

Não nos podemos esquecer de que não podemos influenciar milhões de escolhas de consumidores até termos convencido o primeiro, um segundo e um terceiro consumidor a comprar a nossa marca. Cada venda individual deve ser considerada como a nossa venda mais importante. Se nos esquecermos disto, corremos o risco de descansar à sombra do passado e ignorar o futuro. Dependemos completamente dos nossos consumidores para construir o nosso futuro e nunca devemos desistir de tentar compreender as suas necessidades. Ao fazê-lo, criaremos relações duradouras, através de produtos e marcas que trazem alegria no presente e que também se podem adaptar às mudanças de cultura e estilo de vida no futuro.

A NOSSA PAIXÃO
A qualidade é o nosso trabalho

A nossa empresa está empenhada na mais elevada qualidade em tudo o que faz. A qualidade é o padrão intransigente para as nossas ações e resulta da nossa paixão e orgulho em fazer parte da comunidade Mars. O trabalho de qualidade é o primeiro ingrediente das marcas de qualidade e a origem da nossa reputação no que toca a padrões elevados.

AS NOSSAS MARCAS
As marcas de qualidade oferecem benefícios únicos

Ao estarmos perto dos consumidores, sabemos que há certos aspetos os convencem a comprar repetidamente os nossos produtos. Produtos e serviços de qualidade, que cumprem padrões de excelência e são produzidos e disponibilizados com impacto mínimo no meio ambiente, sempre foram a base do nosso sucesso. Outros também reivindicam a qualidade, mas poucos conseguem igualar o nosso compromisso de oferecer o nosso melhor e elevar os nossos padrões através da inovação constante.

OS NOSSOS PADRÕES
Relação custo-benefício

Para além da qualidade, temos de oferecer uma boa relação custo-benefício. À medida que desenvolvemos produtos e serviços mais inovadores para dar resposta aos gostos e desejos em constante mudança, obter uma boa relação custo-benefício é uma tarefa mais complexa. Quando combinamos a melhor qualidade com o melhor valor, oferecemos aos consumidores a melhor compra para as suas necessidades.

The Five Principles: Responsibility
Enquanto indivíduos, exigimos total responsabilidade de nós mesmos; enquanto Associados, apoiamos as responsabilidades dos outros.

O NOSSO PAPEL
Como criamos a nossa cultura

Escolhemos ser diferentes das empresas em que os vários níveis de gestão reduzem a responsabilidade pessoal. Pedimos a todos os Associados que assumam responsabilidade direta pelos resultados, tomem a iniciativa, utilizem o seu espírito crítico e tomem as decisões necessárias. Ao recrutar pessoas éticas adequadas aos cargos e ao confiar nelas, pedimos aos Associados que sejam responsáveis pelos seus próprios padrões elevados.

A NOSSA CONFIANÇA
A importância dos nossos Associados

A nossa empresa é complexa, com marcas, negócios e operações localizadas em todo o mundo. Como conseguiríamos prosperar se todas as decisões fossem tomadas de forma centralizada? Por este motivo, damos a todos os funcionários a liberdade de assumirem total responsabilidade pela obtenção de resultados melhores ao realizarem as funções atribuídas. Em troca, os Associados recebem respeito e apoio e são recompensados de acordo com o seu desempenho. Celebramos o sucesso e reconhecemos os muitos Associados que fazem um esforço extra. Também incentivamos os Associados a desenvolverem a medida plena das suas capacidades para assumirem cargos mais exigentes.

A NOSSA EXPETATIVA
Trabalho de equipa e responsabilidades das unidades

Assim como nós, Associados, temos de estar prontos para partilhar determinadas tarefas enquanto trabalhamos juntos para alcançar os nossos objetivos comuns, as unidades também devem trabalhar em conjunto para alcançar objetivos empresariais alargados. Embora cada uma seja totalmente responsável por concretizar a sua própria missão, as unidades e divisões são interdependentes e devem estar prontas para responder perante outras. Porque confiamos uns nos outros, devemos comunicar ativamente os nossos objetivos, planos, atividades e necessidades, assim como resolver as diferenças de forma equitativa.

O NOSSO ESPÍRITO
Responsabilidades e recompensas da nossa associação

O princípio da responsabilidade aplica-se a todos os níveis na Mars, desde a obrigação do Associado de manter os mais elevados padrões de honestidade e integridade à responsabilidade ética da empresa para com as comunidades e o meio ambiente. Uma vez que valorizamos e reconhecemos as contribuições uns dos outros, tratamos todos os Associados de forma justa e equitativa, evitamos privilégios fraturantes e desaprovamos todos e quaisquer comportamentos desrespeitosos. Esta é a origem da palavra “Associado“ e do espírito igualitário que existe na Mars, e que é a nossa política e prática, independentemente da idade, do sexo, da raça ou da crença religiosa. Como tal, devemos ter a coragem de chamar a atenção aos Associados que não se comportam de acordo com os nossos valores. Acreditamos que, se o que dizemos e fazemos for consistente com os nossos princípios, alcançaremos os resultados pretendidos.

The Five Principles: Mutuality
Um benefício mútuo é um benefício partilhado; um benefício partilhado irá perdurar.

AS NOSSAS RELAÇÕES
Por que motivo a mutualidade beneficia toda a gente

Acreditamos que o padrão pelo qual as nossas relações comerciais devem ser medidas é o grau de criação de vantagens mútuas. Estas vantagens podem assumir diferentes formas e não têm de ser de natureza estritamente financeira. Da mesma forma, apesar de procurarmos alcançar as condições mais competitivas, as ações da Mars, económicas ou noutro âmbito, nunca devem ser implementadas à custa dos outros. O nosso princípio da mutualidade tem-nos orientado à medida que estabelecemos iniciativas de sucesso em novas geografias e culturas. Permitiu-nos atuar como um bom cidadão empresarial, minimizar o nosso impacto no meio ambiente e usar os recursos naturais do nosso planeta de forma inteligente e eficiente.

O NOSSO OBJETIVO COMUM
Mutualidade de benefícios

Dependemos completamente da força das nossas relações com os nossos consumidores, colegas Associados, fornecedores, distribuidores e comunidades onde vivemos e trabalhamos. Acreditamos que só alcançaremos os melhores resultados se formos altruístas nessas relações e oferecermos um retorno justo.

A NOSSA PROMESSA
Princípio da mutualidade: para os nossos clientes

Acreditamos plenamente na qualidade e no valor. Independentemente das pressões comerciais, as nossas ações e decisões devem refletir a verdade básica de que, se oferecermos qualidade e valor, teremos apoio e sucesso em troca. Os ganhos que ignoram este facto serão de curta duração.

A NOSSA RECOMPENSA
Princípio da mutualidade: para os nossos Associados, unidades e partes interessadas

O princípio da mutualidade aplica-se igualmente a todos os setores da nossa empresa. Valorizamos os Associados enquanto indivíduos pelo seu talento e desenvoltura e recompensamo-los de forma justa pelos resultados que obtêm. Uma vez que reconhecemos que todos temos necessidades diferentes consoante a etapa da vida em que nos encontramos, aceitamos que os Associados possam escolher o estilo de trabalho ou as opções de carreira que representam o melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. As unidades perseguem os seus objetivos para o bem de toda a Mars e, em troca, recebem apoio e recursos. Em reconhecimento do compromisso contínuo, os acionistas recebem um retorno justo sobre o investimento.

O NOSSO COMPROMISSO
Princípio da mutualidade: para os nossos fornecedores e para as nossas comunidades

À medida que negociamos com os nossos fornecedores e distribuidores, temos de evitar condições que sejam prejudiciais para os respetivos negócios, ao mesmo tempo que lhes exigimos os bens e serviços que serão melhores para nós. A mutualidade impõe-nos uma obrigação especial de respeitar o meio ambiente e de desenvolver os métodos mais sustentáveis para alcançarmos os nossos objetivos. O nosso objetivo é devolver um benefício justo às nossas comunidades locais e nacionais, aumentando a sua prosperidade e qualidade de vida, à medida que beneficiamos da parceria que temos com elas.

OS NOSSOS PADRÕES
Responsabilidade empresarial

O nosso compromisso constante com a mutualidade sempre nos deu os mais elevados padrões de responsabilidade empresarial. Tem sustentado consistentemente a ética da nossa governança empresarial e ajudou-nos a negociar de forma justa em todos os locais em que estamos ativos. O nosso princípio da mutualidade está no centro do vínculo de confiança, respeito e honestidade que partilhamos com os nossos Associados e com os nossos consumidores.

The Five Principles: Efficiency
Utilizamos os recursos ao máximo, não desperdiçamos nada e fazemos apenas o que sabemos fazer melhor.

AS NOSSAS RELAÇÕES
Eficiência na prática

Como é possível mantermos os nossos princípios, oferecendo uma melhor relação custo-benefício e partilhando o nosso sucesso? A nossa força está na eficiência, a capacidade de organizarmos todos os nossos ativos – físicos, financeiros e humanos – para maximizar a produtividade. É algo que simplesmente faz sentido, tanto para o nosso negócio como para benefício do mundo. Desta forma, os nossos produtos e serviços são feitos e entregues com a mais elevada qualidade, com o custo mais baixo possível e o menor consumo de recursos. Da mesma forma, procuramos gerir todas as nossas operações comerciais com os processos mais eficientes para a tomada de decisões.

A NOSSA ABORDAGEM
Retorno sobre os ativos totais (ROTA)

A Mars tem uma filosofia de negócio diferente das outras empresas e esse é um dos principais motivos do nosso sucesso. A nossa abordagem destaca o retorno sobre os ativos totais (ROTA) não só como a principal medida financeira mas também como um motor do crescimento. Ao minimizarmos os nossos ativos, oferecemos aos nossos consumidores uma excelente relação custo-benefício e, em simultâneo, temos retornos saudáveis com níveis de lucro inferiores aos dos nossos concorrentes. Desta forma, libertamos mais dinheiro para impulsionar o crescimento.

A NOSSA ORGANIZAÇÃO
Alta produtividade e baixo custo

Nas nossas unidades, esforçamo-nos continuamente para aumentar a produtividade e reduzir custos. Os nossos escritórios são espaços abertos onde a comunicação é direta e a experiência e o conhecimento dos nossos Associados podem ser partilhados rapidamente. As nossas fábricas são organizadas, limpas e projetadas com a simplicidade em mente. Estamos em constante inovação, à procura de novos processos, tecnologias e formas de trabalhar para melhorar a nossa produtividade, reduzir o desperdício, minimizar o impacto ambiental e tirar o máximo partido da nossa aprendizagem global.

A NOSSA EXPERIÊNCIA
Novas oportunidades

A operação de qualquer negócio é complexa, sendo necessária muita experiência e conhecimento para levar o nosso negócio a bom porto. Por esse motivo, pensamos cuidadosamente antes de nos envolvermos em atividades nas quais podemos não ter um elevado nível de especialização. Quando lançamos novos negócios, a nossa política de ROTA ajuda-nos a torná-los eficientes e lucrativos o mais rapidamente possível.

A NOSSA VISÃO
A tarefa da eficiência

A eficiência é uma tarefa que todos partilhamos. Exige uma comunicação constante e aberta e define a forma como trabalhamos enquanto indivíduos e organização. Negócios simples, equipas pequenas e cargos importantes detidos por Associados altamente talentosos são tudo sinais do princípio da eficiência em ação.

The Five Principles: Freedom
Precisamos de liberdade para moldarmos o nosso futuro. Precisamos de lucro para nos mantermos livres.

A NOSSA ESTRUTURA
Por que motivo a nossa liberdade é importante

A Mars é uma das maiores empresas privadas do mundo, e é uma escolha deliberada. Muitas outras empresas começaram como a Mars, mas, à medida que cresceram e necessitaram de novas fontes de financiamento, venderam ações ou incorreram em dívidas restritivas para alimentar os seus negócios. Para crescerem mais, abdicaram de parte da sua liberdade. Acreditamos que o crescimento e a prosperidade podem ser alcançados de outra forma.

A NOSSA ESTRATÉGIA
O papel do lucro

A liberdade da Mars depende da criação de lucro. Uma vez que a Mars é lucrativa e gera dinheiro, não precisamos de nos financiar ao ponto de podermos perder o controlo dos nossos negócios. Enquanto a Mars permanecer livre, o nosso bem-estar está sempre antes de qualquer outra prioridade financeira. Juntos, dão-nos capacidade de construir o nosso negócio e de continuar a fazer a diferença através do nosso trabalho. O compromisso de cada Associado com a Mars deve corresponder ao compromisso da família: ver os nossos princípios a trabalhar para benefício de todos, dentro e fora do nosso negócio. Para este fim, uma parte substancial dos lucros operacionais é reinvestida todos os anos. É através deste lucro que podemos construir e atualizar instalações, entrar em novos mercados, investir em investigação e desenvolvimento, inovar e implementar novos métodos, adquirir novas empresas e criar alianças estratégicas, tudo isto para manter uma posição competitiva.

O NOSSO PLANO
Crescimento futuro

Se a Mars continuar a gerar lucros suficientes, teremos liberdade para gerir o negócio da melhor forma possível. À medida que a Mars cresce, ponderamos as decisões sobre a nossa diversificação com bastante cuidado, pois queremos entrar apenas em negócios e mercados onde nos podemos destacar.

A NOSSA ESTRUTURA OPERACIONAL
Propriedade privada

A propriedade privada permite que a Mars se mantenha livre. A natureza da liberdade exige que seja usada de forma responsável pelos Associados e pelas unidades. A nossa forma de fazer negócios permite-nos permanecer livres como empresa e dá aos Associados, enquanto indivíduos, a liberdade para inovar, agir e crescer ao mesmo tempo que atingimos os nossos objetivos comuns. Desta forma, criamos o tipo de ambiente no qual todos temos entusiasmo em trabalhar. A nossa propriedade privada, o propósito comum e os elevados padrões éticos permitem-nos avançar rapidamente para explorar novos caminhos, agir com ousadia face à concorrência e assumir riscos onde quer que se justifiquem. Acima de tudo, a nossa propriedade privada dá-nos a liberdade para ter uma perspetiva de longo prazo em fazer investimentos, construir negócios e garantir o bem-estar dos nossos Associados. Este foi o espírito que guiou a Mars no passado. Cabe a cada um de nós mantê-lo como princípio orientador para o nosso futuro.