O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento anuncia o fundo "The Lion’s Share"
Com a fundadora Finch e a parceira fundadora Mars unidas pelo objetivo de enfrentar a crise na conservação da vida selvagem e o bem-estar dos animais
  • ANUNCIADO HOJE NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE CANNES LIONS, O FUNDO "THE LION’S SHARE" ACOLHE A MARS COMO PARCEIRA FUNDADORA. O PROJETO FOI FUNDADO E INICIADO PELA PRODUTORA FINCH
  • O FUNDO VISA ANGARIAR 100 MILHÕES DE DÓLARES POR ANO NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS
  • UM APELO AOS MAIORES ANUNCIANTES DO MUNDO PARA CONTRIBUÍREM COM UMA PEQUENA PERCENTAGEM DO VALOR GASTO EM PUBLICIDADE COM ANIMAIS
  • O EMBAIXADOR ESPECIAL DO "THE LION’S SHARE", SIR DAVID ATTENBOROUGH, PEDE ÀS EMPRESAS QUE INTENSIFIQUEM A SUA AÇÃO E QUE FAÇAM MAIS PARA SALVAGUARDAR A SAÚDE DO PLANETA

CANNES (21 de junho de 2018) – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a FINCH e a parceira fundadora Mars, Incorporated anunciaram hoje uma iniciativa que visa transformar as vidas dos animais de todo o mundo, pedindo aos anunciantes que contribuam com uma percentagem dos gastos em meios de comunicação social para projetos de conservação e bem-estar animal.

No âmbito da iniciativa, um fundo designado The Lion’s Share, os parceiros contribuem com 0,5 por cento do valor gasto em meios de comunicação social para o fundo por cada anúncio com animais que utilizarem. O dinheiro angariado será utilizado para apoiar os animais e os seus habitats em todo o mundo. A Mars é a primeira parceira publicitária do "The Lion’s Share".

"Os animais aparecem em 20 por cento de todos os anúncios que vemos. Apesar disso, nem sempre recebem o apoio que merecem. Até agora.” afirmou o Embaixador Especial do "The Lion’s Share", Sir David Attenborough.

“O The Lion’s Share mostra que, ao fazermos uma pequena diferença hoje, temos a oportunidade de fazer uma diferença sem precedentes amanhã”, acrescentou Sir David.

O Fundo, que será organizado pelo PNUD, tem como objetivo angariar 100 milhões de dólares por ano no prazo de três anos. O dinheiro angariado será investido em diversos programas de conservação da vida selvagem e de bem-estar animal a serem implementados pelas Nações Unidas e por organizações da sociedade civil. Outros parceiros incluem a rede publicitária BBDO e a empresa líder em medições de dados Nielsen.

“A vida selvagem e os seus habitats estão em crise neste momento. Estamos a perder espécies a um ritmo sem precedentes, estimando-se que corresponda a 1000 vezes a taxa de extinção natural. O "The Lion’s Share" é uma ideia tão inovadora como simples e que produzirá um impacto real no futuro dos animais, nos seus habitats e no nosso planeta”, afirmou o administrador do PNUD, Achim Steiner.

Andrew Clarke, Chief Marketing and Customer Officer da parceira fundadora Mars, afirmou que o fundo será uma forma poderosa de a empresa deixar um legado duradouro. Referiu que “o The Lion’s Share é exatamente o tipo de iniciativa ambiciosa de que precisamos para garantir que apoiamos um planeta saudável onde todos, incluindo os animais, podem prosperar. Para a Mars, representa outro passo para cumprir os compromissos assumidos no nosso plano Sustainable in a Generation.”

“Estamos muito empenhados na conservação da vida selvagem e na manutenção da biodiversidade, que é absolutamente necessária para o nosso planeta. E os animais também precisam da nossa ajuda mais perto de casa. Apelamos a outras empresas e marcas que se unam à iniciativa The Lion’s Share, a fim de ajudar a construir um movimento para dar resposta a estas questões críticas”, acrescentou Clarke.

Rob Galluzzo, fundador da FINCH, que esteve na origem da ideia com o realizador Christopher Nelius, afirmou: “Nove dos 10 animais mais populares que vemos nos anúncios estão na verdade em vias de extinção ou ameaçados e nem sempre recebem o apoio que merecem. De facto, acontece precisamente o oposto. O Christopher teve esta ideia fantástica para tentar solucionar a situação e nós na FINCH empenhámo-nos para ajudar na sua concretização. Estabelecemos uma parceria com a Clemenger BBDO para tornar o conceito uma realidade".

O Fundo tem um comité de direção conjunta que tomará decisões relativamente aos programas prioritários.

A iniciativa The Lion’s Share irá trabalhar no sentido de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o apelo de ação à escala mundial da ONU para erradicar a pobreza e proteger o planeta. Apoiar os animais e ajudar a conservar os seus habitats são medidas fundamentais para atingir o Objetivo 14, Proteger a Vida Marinha e o Objetivo 15, Proteger a Vida Terrestre.

“Como humanos, temos a responsabilidade de proteger toda a vida no nosso planeta”, afirmou o ator e Embaixador da Boa Vontade do PNUD, Nikolaj Coster-Waldau, que deu início ao lançamento do The Lion’s Share’ Fund em Cannes com uma entrevista em palco à primeira unidade sul-africana de combate à caça furtiva composta essencialmente por mulheres, as Black Mambas.

Acrescentou: “Não é possível alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU e pelos líderes mundiais para proteger o futuro e garantir a prosperidade de todos os povos sem preservamos os habitats naturais de todos os seres vivos – da vida selvagem à vida marinha”.

Collette Ngobeni, das Black Mambas, afirmou: “A iniciativa The Lion’s Share é muito entusiasmante porque tem um enorme potencial para ajudar no trabalho de conservação a nível de base, como o nosso. Trabalhamos arduamente todos os dias para evitar a caça furtiva e apoiar algumas das espécies mais ameaçadas do mundo e estamos ansiosas por receber o apoio do The Lion’s Share”.

Para aceder a fotografias e vídeos suplementares, incluindo uma mensagem em vídeo de Sir David Attenborough, consulte: bit.ly/lionassets

Contactos:

Adam Cathro, PNUD, +33 6 08 88 5774, [email protected] 
Anjali Kwatra, PNUD, +1 917 348 8323, [email protected] 
Denise Young, MARS, +1 973 691 3536, [email protected] 
Kimberly West, MARS, +1 973 691 3536, [email protected]

Notas para os editores:

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
O PNUD tem parcerias com pessoas de todos os níveis da sociedade para ajudar a criar nações capazes de resistir a crises e para motivar e apoiar o tipo de crescimento que melhora a qualidade de vida de todos. No terreno em cerca de 170 países e territórios, oferece uma perspetiva global e uma visão local para ajudar a capacitar as vidas das pessoas e construir nações resilientes.

Para obter mais informações sobre o PNUD, visite undp.org.

Sobre a Mars, Incorporated

A Mars é uma empresa familiar com mais de um século de história na criação de diversos produtos e na oferta de serviços para as pessoas e para os animais de estimação que tanto adoram. Com mais de 35 mil milhões de dólares em vendas, a empresa é um negócio global que produz algumas das marcas mais adoradas no mundo: M&M’s®, SNICKERS®, TWIX®, MILKY WAY®, DOVE®, PEDIGREE®, ROYAL CANIN®, WHISKAS®, EXTRA®, ORBIT®, 5™, SKITTLES®, UNCLE BEN’S®, MARS DRINKS e COCOAVIA®. A Mars também fornece serviços de saúde veterinária, incluindo as marcas BANFIELD®Pet Hospitals, Blue Pearl®, VCA® e Pet Partners™. Sediada em McLean, na Virgínia, a Mars desenvolve a sua atividade em mais de 80 países. Os cinco princípios da Mars – Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade – inspiram os seus mais de 100 000 Associados a criarem valor para todos os seus parceiros e a contribuírem para um crescimento de que se orgulham todos os dias.

Para obter mais informações sobre a Mars, visite www.mars.com. Junte-se a nós no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram YouTube.

Sobre a FINCH

A FINCH é uma empresa de produção composta por realizadores, artistas e engenheiros que trabalham numa interseção de narrativas, entretenimento e tecnologia. Acreditam em criar um impacto cultural através de trabalho de que se orgulhem. A Finch tem escritórios em Sydney, Melbourne e Auckland. A FINCH cria documentários, experiências ao vivo, anúncios televisivos, longas-metragens e conteúdos digitais. Detém mais de uma dezena de patentes e desenvolve e licencia produtos e inovações de forma ativa que desafiam os limites das narrativas convencionais. Fundada em 2011, o seu trabalho tem sido reconhecido com os principais galardões da publicidade, incluindo Leões de Ouro em Cannes, um Lápis Preto da D&AD e vários Lápis Amarelos.

Para obter mais informações sobre a FINCH, visite finchcompany.com. Junte-se a nós no Facebook, LinkedIn Instagram.

SOBRE A CLEMENGER BBDO MELBOURNE:

A Clemenger BBDO Melbourne é uma das maiores agências e das mais premiadas a nível criativo da Austrália, tendo sido nomeada a agência mais criativa do mundo no Festival de Publicidade de Cannes e nos prémios da D&AD e a agência mais eficiente da região nos APAC Effies ao longo dos últimos 12 meses. Membro da rede global da BBDO, o lema da agência é "O trabalho. O trabalho. O trabalho.” Pode obter mais informações acerca da agência em: www.clemengerbbdo.com.au.

Sobre a Nielsen

A Nielsen é uma empresa de gestão de desempenho global que fornece uma compreensão abrangente daquilo que os consumidores veem e compram. Ao integrar informações dos segmentos Ver e Comprar e outras fontes de dados, a Nielsen fornece aos seus clientes medições de dados de classe mundial e também análises de dados que ajudam a melhorar o desempenho. Sendo uma empresa S&P 500, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo mais de 90 por cento da população mundial.

Para obter mais informações, visite nielsen.com.

Mars Incorporated
Kaarthik Subramaniam
Weber Shandwick
Gillian