A Mars anuncia o progresso e os planos de ação com vista a uma cadeia de abastecimento de cacau sem desflorestação
  • A Mars partilha a ambição de uma cadeia de abastecimento global de cacau sem desflorestação até 2025;
  • A Mars divulga os seus fornecedores de cacau, países de origem e progresso de rastreabilidade;
  • A Mars compromete-se a trabalhar exclusivamente com fornecedores de cacau cujos planos de ação e progresso estejam em linha com o plano Cacau por Gerações da Mars;
  • A Mars partilha planos de ação detalhados para a Costa do Marfim e Gana, onde mais de 65% do cacau mundial é cultivado, bem como os calendários para a Indonésia, Brasil, Camarões e Equador.

CHICAGO (21 de março de 2019) – A Mars Wrigley, fabricante de chocolates há mais de 100 anos e uma das maiores utilizadoras de cacau, assinala hoje a celebração do Dia Internacional das Florestas com o lançamento de novos compromissos para a preservação das florestas. Esta iniciativa surge na sequência do lançamento do plano Cacau por Gerações em setembro de 2018, a estratégia da empresa que visa alcançar uma cadeia de abastecimento de cacau sustentável e totalmente rastreável até 2025. 

John Ament, Global Cocoa Vice President da Mars Wrigley, afirmou "O nosso plano Cacau por Gerações dá corpo à nossa estratégia de sustentabilidade em matéria de cacau, centrando-se na proteção das pessoas e do planeta. O anúncio de hoje partilha o nosso sucesso até ao momento: já conseguimos rastrear um quarto da nossa cadeia de abastecimento global. A fim de cumprirmos a nossa ambição de termos uma cadeia de abastecimento de cacau sem desflorestação até 2025 para todo o cacau que adquirimos, vamos garantir uma rastreabilidade a 100% e trabalhar apenas com parceiros da cadeia de abastecimento de cacau que cumpram as nossas especificações de Cacau Responsável. É com enorme orgulho que partilhamos as nossas ações para preservar e proteger as florestas para o futuro, porque o mundo que queremos amanhã começa com a forma como fazemos negócios hoje".

Janet Ranganathan, Vice-Presidente do Departamento de Ciência e Investigação no World Resources Institute, afirmou: "Louvo a Mars por ter a coragem de assumir um compromisso ousado com uma cadeia de abastecimento de cacau sem desflorestação e por ser transparente acerca do seu progresso. Este compromisso, aliado a outros no âmbito da proteção das crianças, da melhoria dos rendimentos dos agricultores e da monitorização dos impactos, tem o potencial para alterar verdadeiramente o setor".

Desde o lançamento do Cacau por Gerações, em que nos comprometemos com a preservação das florestas e com uma cadeia de abastecimento rastreável para atingirmos o Cacau Responsável até 2025, orgulhamo-nos de poder afirmar que já mapeámos por GPS 24% da nossa cadeia de abastecimento global de cacau até ao nível das quintas. Agora, estamos a tomar medidas adicionais para preservar as florestas, incluindo:

  • A ambição de ter uma cadeia de abastecimento de cacau sem desflorestação [1] até 2025;
  • Mapeamento por GPS de 100% do cacau que adquirimos até ao nível das quintas até 2025;
  • Divulgação dos países de origem do cacau, dos nossos fornecedores de Nível 1 atuais e do progresso em termos de rastreabilidade dos grupos de agricultores de Nível 2 e de agricultores de Nível 3, como parte da nossa promessa de transparência
  • Compra de matérias-primas exclusivamente a fornecedores que cumpram a nossa especificação de rastreabilidade de Cacau Responsável para o fornecimento direto até 2019 e para o fornecimento indireto até 2022 na Costa do Marfim e no Gana;
  • Planos de ação detalhados para a Costa do Marfim e o Gana como parte da nossa contribuição para a Iniciativa Cacau e Florestas;
  • Em 2019, concluir as avaliações de risco para a Indonésia, Brasil e Camarões, que serão publicadas em 2020;
  • Concluir as avaliações de risco para o Equador e restantes países que nos fornecem matérias-primas até 2020;
  • Utilização de terceiros para monitorizar e verificar o nosso progresso.

Até à data, a Mars consegue rastrear 95% do cacau que adquire até ao país de origem, através dos nossos fornecedores diretos de Nível 1.[i]  Cerca de 40% da nossa cadeia de abastecimento de cacau pode ser rastreada até um grupo de agricultores[ii] de Nível 2 e 24% da nossa cadeia de abastecimento pode ser rastreada até um Nível 3 de quinta[iii].   Queremos fazer ainda mais e estamos empenhados em acelerar o nosso progresso ao trabalharmos apenas com fornecedores de cacau que possam assumir a responsabilidade de cumprir as metas definidas no nosso plano Cacau por Gerações.

Todos os anos, a Mars irá anunciar o progresso alcançado relativamente aos compromissos e objetivos estabelecidos no plano Cacau por Gerações.

 

Sobre a Mars, Incorporated

A Mars é uma empresa familiar com mais de um século de história na criação de produtos variados e na oferta de serviços para as pessoas e para os animais de estimação que tanto adoram. Com mais de 35 mil milhões de dólares em vendas, a empresa é um negócio global que produz algumas das marcas mais adoradas no mundo: M&M’s®, SNICKERS®, TWIX®, MILKY WAY®, DOVE®, PEDIGREE®, ROYAL CANIN®, WHISKAS®, EXTRA®, ORBIT®, 5™, SKITTLES®, UNCLE BEN’S® e COCOAVIA®. Os Associados da Mars têm o enorme orgulho de cuidar de metade dos animais de estimação do mundo, através dos nossos negócios nas áreas da nutrição, saúde e serviços, como Banfield Pet Hospitals™, BluePearl®, Linnaeus, AniCura, VCA™ e Pet Partners™.  Sediada em McLean, na Virgínia, a Mars desenvolve a sua atividade em mais de 80 países. Os cinco princípios da Mars – Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade – inspiram os nossos mais de 125 000 Associados a darem o seu contributo diário para criar um futuro em que o planeta, as pessoas e os animais de estimação possam prosperar. 

Para obter mais informações sobre a Mars, visite www.mars.com. Junte-se a nós no FacebookTwitterLinkedInInstagram e YouTube.

 

Sobre a Iniciativa Cacau e Florestas

Colaborar para prevenir a desflorestação: a Mars é signatária da Iniciativa Cacau e Florestas (CFI) da Fundação Mundial do Cacau estabelecida em 2018. A Iniciativa Cacau e Florestas constitui um compromisso ativo dos países produtores de cacau Costa do Marfim, Gana e Colômbia com as principais empresas no setor do cacau e chocolate. Em cada país, foram assinados Quadros de Ação de grande alcance que visam acabar com a desflorestação e recuperar áreas florestais. Um aspeto primordial dos Quadros de Ação é o compromisso de não converter mais terrenos florestais para a produção de cacau. As empresas e governos comprometeram-se a eliminar a produção ilegal de cacau em parques nacionais, em consonância com uma aplicação mais rígida das políticas florestais nacionais e o desenvolvimento de meios de subsistência alternativos para os agricultores afetados.


[1] Tal como definido pela Iniciativa Quadro de Responsabilização

 


[i] Os volumes referentes ao país de origem e fornecedor flutuam regularmente. Esta informação baseia-se em dados do mercado, relatórios de fornecedores e acordos celebrados com fornecedores. A Mars adquire cacau através da abordagem do balanço de massa, em que todo o cacau adquirido corresponde ao cacau produzido por agricultores que integram os nossos programas responsáveis e sustentáveis. O cacau dos agricultores que fazem parte destes programas pode ser fisicamente rastreado desde o agricultor até ao primeiro ponto de compra.

[ii] Com base em relatórios de fornecedores.

[iii] Com base em relatórios de fornecedores.

Michelle O’Neill