Eyebrow
Uma norma global
Heading
Todos saem a ganhar com arroz sustentável
Subheading
Trabalhamos hoje para garantir o arroz de amanhã
Body

Muito provavelmente, neste preciso momento tem um pacote de arroz na sua despensa. Igualmente provável é o facto de considerar este produto como um dado adquirido, que há abundância de arroz e que é uma fonte de alimento tão popular em todo o mundo que nunca poderia escassear.

Infelizmente, isso não corresponde à realidade. Estima-se que a procura de arroz duplique até 2050 e o cultivo de arroz é um processo extremamente moroso que é frequentemente levado a cabo por pequenos agricultores, e não por grandes operações industrializadas. Devido à sua pequena escala, a subsistência desses agricultores depende totalmente da capacidade de manterem as suas culturas para poderem sustentar as suas famílias. Geralmente, plantar mais arroz não é uma opção. Ainda que assim fosse, a hipótese de duplicar a produção mundial de arroz teria um impacto enorme no ambiente, devido à quantidade de água utilizada e às emissões de gases com efeito de estufa associadas ao processo de cultivo.

Como proprietária de uma das maiores marcas de arroz do mundo, a Uncle Bens®, a Mars Food planeia liderar o caminho para tornar o arroz mais sustentável. Foi por este motivo que nos tornámos membro da Sustainable Rice Platform (SRP), a primeira norma global para arroz sustentável. Todos os intervenientes da cadeia de abastecimento de arroz poderão usar esta norma para reduzir a pegada ambiental do cultivo de arroz e melhorar as vidas dos agricultores de arroz.

Ajudámos a conceber a norma SRP e iremos utilizá-la para garantir que 100% do nosso arroz é de origem sustentável até 2020. Já começámos a implementar a norma SRP na Índia e no Paquistão. Em parceria com a Bayer CropScience e o International Rice Research Institute, investimos num programa de cultivo controlado no Paquistão e estamos agora a implementá-lo em algumas zonas da Índia. A chave tem sido oferecer incentivos aos agricultores para que participem. Depois, podemos dar-lhes formação e apoio para poderem tornar as suas quintas mais sustentáveis. É uma situação em que todos saem a ganhar.

“O principal benefício da formação é que agora consigo vender o meu arroz mais facilmente.”

— Tong Chat, agricultor de arroz no Camboja

Os nossos esforços para melhorar a sustentabilidade da produção global de arroz fazem parte do nosso compromisso corporativo mais abrangente de procurar resolver os maiores impactos ambientais e sociais na nossa cadeia de abastecimento. Desde 2007, a nossa estratégia de obtenção de matérias-primas de forma sustentável tem incidido em seis matérias-primas: cacau, peixe, menta, óleo de palma, amendoins e arroz. Em 2014, adicionámos novos compromissos para carne bovina, soja, papel e celulose. Globalmente, a estratégia atualizada de obtenção de matérias-primas da Mars vai abranger 23 matérias-primas, equivalendo a 60% do nosso volume de obtenção de matérias-primas. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas estamos orgulhosos de algumas das conquistas mais importantes que conseguimos até ao momento:

  • 84% do nosso óleo de palma é agora rastreável até unidades de produção conhecidas.
  • 26% do nosso peixe e marisco provém de fontes sustentáveis, o que nos aproxima um pouco mais de cumprir o nosso objetivo de apenas obter peixe 100% sustentável até 2020.
  • Aumentámos a nossa compra de cacau certificado para 36% do volume total, ficando assim mais perto do nosso objetivo de 100% de cacau certificado até 2020.
  • Em 2014, 82,5% das nossas embalagens eram recicláveis ou recuperáveis, desde que existissem infraestruturas para o efeito.

Não conseguimos solucionar este desafio sozinhos. É necessária a cooperação de todos no presente para garantir que as gerações futuras poderão comer, cultivar e ganhar a vida com o cultivo de arroz de forma sustentável.

Mais da Mars