Eyebrow
Planeta saudável
Heading
Praticar uma gestão responsável da água
Subheading
Salvaguardar recursos valiosos
Body

Assegurar que recursos naturais valiosos se mantêm disponíveis por muitas gerações é um aspeto essencial do mundo que queremos ver amanhã, e, provavelmente, não há nenhum recurso tão valioso como a água. A escassez de água afeta mais de 40% da população mundial e esta percentagem continua a subir à medida que a população aumenta. A agricultura usa a maior parte da água, o que significa que, para gerir a água de forma sustentável, temos de nos concentrar no que é cultivado nas nossas cadeias de valor e nos métodos de cultivo. Também devemos considerar o impacto das alterações climáticas, uma vez que podem alterar os padrões da precipitação (quantidade, tempo e intensidade) e prejudicar a agricultura.  

Como parte do nosso plano Sustainable in a Generation, a nossa ambição a longo prazo, sustentada pela ciência, é eliminar a utilização não sustentável de água na nossa cadeira de valor, e o primeiro passo é reduzi-la para metade até 2025*. Também definimos como meta melhorar em 15%* a eficiência hídrica das nossas instalações em locais com escassez de água até 2020. No final de 2018, estamos quase a meio caminho desta meta. 

Mapeámos toda a utilização de água nas nossas cadeias globais de abastecimento, determinámos se a água é proveniente de chuvas naturais ou da irrigação das culturas e começámos a trabalhar para reduzir o impacto da utilização de água em bacias hidrográficas altamente sobrecarregadas nas quais obtemos matérias-primas na Austrália, na Índia, no Paquistão, em Espanha e nos EUA. Saiba mais na nossa Declaração de posição sobre a gestão responsável da água

No âmbito das nossas operações diretas, estamos focados na utilização eficiente da água, na promoção da reciclagem da mesma e na prevenção da poluição através da gestão responsável das águas residuais. E estamos a observar progressos promissores, com uma redução de 18% na utilização global de água de 2007 para 2015.  

Nas nossas cadeias de abastecimento, estamos a implementar ações de formação e tecnologias para os agricultores de forma a promover uma utilização mais sustentável da água. Em alguns locais, estamos a assumir um papel de liderança na gestão dos recursos hídricos, colaborando com fornecedores, organizações que estabelecem normas de sustentabilidade (como a Sustainable Rice Platform e a Alliance for Water Stewardship), agências governamentais de desenvolvimento e ONG para promover mudanças em grande escala nas comunidades agrícolas. Um exemplo disso é o nosso trabalho com a ONG suíça Helvetas e o projeto de produtividade da água WAPRO , onde 17 parceiros dos setores público e privado estão a trabalhar para melhorar a segurança alimentar, a eficiência de utilização da água e os rendimentos de mais de 60 000 produtores de algodão e arroz em seis países asiáticos e africanos.  

Nas áreas onde não podemos reduzir a utilização de água para níveis sustentáveis, planeamos investigar atividades de equilíbrio fora da nossa cadeia de valor, como a restauração paisagística, para atingir as nossas metas. E, como último recurso, se as intervenções não aliviarem o stresse numa bacia hidrográfica local, estamos preparados para proteger essa bacia mudando o nosso local de obtenção de matérias-primas, pois temos o compromisso de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance hoje para proteger este recurso valioso no futuro. 

* (Relativamente aos níveis de 2015)