Eyebrow
Mars
Heading
O Presidente Stephen Badger fala de liderança, da vida e de lições
Subheading
A transparência é fundamental para os parceiros e para os consumidores
Body

Administrar uma das maiores empresas familiares do mundo não é tarefa fácil, especialmente quando a empresa tem 106 anos de história. O Presidente Stephen Badger e os seus colegas do conselho de administração levam este desafio muito a sério. Neste artigo, Badger discute os desafios e as recompensas da sua função, bem como o futuro da empresa.  

Sobre a reputação “secreta” da Mars: 

Ao longo de 100 anos, a empresa concentrou-se em comunicar as marcas da Mars, um trabalho que foi bem feito, dada a sua popularidade em todo o mundo. Historicamente, não havia nenhum benefício óbvio em falar sobre a empresa, e a família nunca quis ter protagonismo. Mas os tempos mudaram. “Os consumidores querem saber mais não apenas sobre as marcas que estão a comprar, mas sobre a empresa que está por detrás delas”, diz Badger. “Há uma série de problemas que são uma ameaça direta aos nossos negócios, bem como uma ameaça à sociedade e ao planeta em geral. Sentimos a responsabilidade de fazer a nossa parte abordando estes problemas. Isso inclui falar publicamente sobre a nossa posição nessas matérias e de nos envolvermos com terceiros para os resolver”. 

Sobre os benefícios de manter a Mars, Incorporated uma empresa privada: 

“Ser uma empresa privada dá-nos maior controlo sobre o nosso próprio destino. Para além de nos dar uma vantagem competitiva, já que sabemos quem são os nossos acionistas”, refere Badger. “Podíamos colocá-los todos numa pequena sala, se tivéssemos de o fazer. Por isso, a administração pode interagir com os acionistas de uma forma direta, tangível e imediata, o que nos dá a capacidade de tomar decisões rapidamente. Isto permite-nos seguir o nosso próprio caminho, o nosso próprio futuro e investir efetivamente a longo prazo.”  

O seu conselho para as empresas familiares: 

Trabalhar com a família traz muitas vantagens, bem como muitos desafios. Com mais de um século em atividade, a família Mars aprendeu algumas coisas. “Se tivesse de dar um conselho a outras empresas familiares, seria encontrarem o conjunto de valores que vos une”, diz Badger. Quando há momentos de conflito, a família Mars volta-se para os Cinco Princípios da empresa. “Esses princípios unem-nos”, diz Badger. “Quando há desentendimentos, como acontece em qualquer família, eles colocam-nos os pés na terra… e ajudam-nos a encontrar um consenso mesmo que não concordemos.” Além disso, aconselha a criação das estruturas de governança adequadas e de, em seguida, assegurar que se tem as pessoas certas. “Em muitos casos, pode ser a família, ou pode não ser”, afirma.  

Sobre a transformação digital da empresa: 

“Cabe-nos a nós ponderar perpetuamente sobre a natureza mutável dos comportamentos dos consumidores, não apenas em termos do que querem comprar, mas também de onde querem comprar e de como querem ser informados a esse respeito”, diz Badger. “A capacidade de nos envolvermos em conversas com pessoas é algo que nos deixa muito entusiasmados. Acho que é a próxima evolução em termos do que estamos a tentar fazer e isso deixa-me muito entusiasmado”. 

Sobre os desafios da empresa: 

De acordo com Badger, o maior problema enfrentado pela Mars – e por todas as empresas – é a magnitude das perturbações que ocorrem hoje em dia. Aconselha uma abordagem passo a passo. “Acho que o primeiro desafio é compreender, tanto quanto possível, as perturbações que estão a ocorrer”, diz ele. “O segundo passo é descobrir as transformações que temos de efetuar. E o terceiro é descobrir como manter o ritmo, particularmente numa organização de grande dimensão. Estamos ansiosos para ter essa conversa e por olhar para a forma como fazemos coisas como montar equipas pequenas e ágeis, como falhamos rapidamente, como partilhamos aprendizagens e como daremos o próximo passo e levaremos a nossa empresa para o futuro o mais rapidamente possível”.  

Sobre um futuro sustentável: 

Em 2017, a Mars anunciou o investimento de mil milhões de dólares no seu projeto Sustainable in a Generation, que visa reduzir a pegada de carbono da empresa em mais de 60% até 2025. “É através da Mars que tenho percebido que as empresas e os negócios são absolutamente fundamentais para resolver os problemas atuais. A magnitude dos problemas enfrentados pelo planeta é tal que as empresas têm de estar na linha da frente no que diz respeito ao diálogo e à resolução desses problemas. O objetivo é minimizar o nosso impacto, seja enquanto indivíduo ou enquanto empresa”, diz Badger.

Mais da Mars