Eyebrow
Bem-estar nutritivo
Heading
A Mars trabalha para combater um assassino silencioso
Subheading
Jogadores e cientistas da Mars colaboram para ajudar a proteger a cadeia alimentar
Body

Enquanto empresa mundial do sector alimentar, lidamos diariamente com os desafios enfrentados pela cadeia alimentar global. Acreditamos que temos a responsabilidade de explorar soluções para esses desafios e de investigar novas formas eficientes de o fazer, criando um caminho claro para alimentos saudáveis e seguros no futuro.  

Peguemos no exemplo da aflatoxinas. São um grupo de toxinas muito pequenas com um grande impacto na cadeia alimentar. Produzidas por um fungo específico encontrado no solo nas plantações, contaminam alimentos essenciais como o trigo, o milho e os amendoins. Estas toxinas são a causa de mais de 25% dos casos de cancro no fígado em todo o mundo, são a principal causa de doenças na Nigéria e contaminam cerca de 25% do abastecimento alimentar. São necessárias soluções o mais rapidamente possível. 

Sabendo que as colaborações nos tornam sempre mais fortes, juntámo-nos à Universidade da Califórnia em Davis e à Thermo Fisher Scientific para explorar algumas das mentes mais inteligentes: os jogadores. Juntos, aplicámos uma tecnologia conhecida como Foldit, um jogo de vídeo baseado num quebra-cabeças para ajudar a resolver o desafio da aflatoxina. Os jogadores manipulam a estrutura química da aflatoxina, em busca de formas de desintoxicar este composto. Enquanto resolvem os quebra-cabeças, as informações fornecidas criam oportunidades para os cientistas da Mars analisarem os resultados e recriarem no laboratório os projetos mais promissores gerados informaticamente, de forma a avaliar se algum destes projetos tem o potencial de ajudar a erradicar as aflatoxinas no futuro.  

Desde o lançamento do Foldit em 2008, os jogadores gastaram mais de 50 000 horas à procura de soluções através do Foldit, o que equivale a 100 horas de trabalho a tempo inteiro! As horas valeram a pena: os jogadores têm sido fundamentais na descoberta de enormes avanços científicos através do Foldit, incluindo um salto em frente na descoberta de uma vacina contra a SIDA.  

Com a ajuda da comunidade global de jogos, os nossos Associados estão a trabalhar para erradicar a aflatoxina de uma forma mais rápida, eficiente e que beneficie todos os envolvidos, desde os jogadores até aos que são diretamente afetados por este agente cancerígeno tóxico.  

Mais da Mars