Eyebrow
Planeta saudável
Heading
Reutilizar, reciclar, reeducar
Body

Uma vez que a Mars está a trabalhar arduamente para criar o mundo que queremos ver no futuro, estamos a analisar todos os aspetos da nossa atividade. Tal inclui a forma como os nossos produtos são fabricados e como são embalados.  

As embalagens desempenham muitos papéis importantes: protegem os ingredientes que viajam, primeiro, das quintas para as fábricas e, depois, para os clientes e consumidores; preservam a frescura; fornecem informações nutricionais e de saúde; e diferenciam as nossas marcas. Também apresentam desafios reais. As embalagens nem sempre são recicláveis e, mesmo quando o são, nem sempre são recicladas. Isto significa que podem acabar em aterros sanitários, como lixo ou até mesmo chegar aos oceanos.  

Na Mars, levamos a nossa responsabilidade em relação às embalagens sustentáveis muito a sério e, nesse sentido, estamos a trabalhar para ter 100 por cento de embalagens recicláveis até 2025.  

Para atingir o nosso objetivo, precisaremos não só de materiais recicláveis como também de consumidores informados e de infraestruturas e políticas eficientes para que isso aconteça. A nossa abordagem em relação às embalagens sustentáveis tem três áreas inter-relacionadas:  

  • Materiais e design 
  • Infraestrutura de reciclagem 
  • Comportamento do consumidor 

Materiais e design 

O nosso desafio: estamos a olhar para o design das nossas embalagens do ponto de vista da reciclabilidade e a tentar escolher materiais que permitam que as embalagens sejam reduzidas e reutilizadas. 

Os nossos objetivos: 

  • Continuar a trabalhar para utilizar embalagens que sejam 100 por cento recicláveis até 2025. 
  • Aumentar o conteúdo reciclado de materiais à base de celulose e papel. 

A nossa solução: estamos a trabalhar para otimizar as nossas embalagens, tornando-as mais leves e finas , tendo em conta o impacto total das embalagens sem comprometer a segurança ou a proteção dos alimentos.  

Infraestrutura de reciclagem 

O nosso desafio: serviços de recolha convenientes, instalações de recuperação atualizadas e infraestruturas eficientes são essenciais para a reciclagem de embalagens. Além disso, o mercado dos materiais reciclados tem de demonstrar a grande valia dos materiais reciclados.  

Os nossos objetivos: 

  • Apoiar iniciativas em toda a indústria que melhorem a recolha e a reciclagem de embalagens.  
  • Identificar e apoiar novas tecnologias que aumentem a quantidade de materiais recicláveis nas embalagens.  

A nossa solução: através do nosso compromisso com a iniciativa New Plastics Economy da Ellen MacArthur Foundation, estamos a colaborar no projeto de umas instalações de classificação e recuperação de “todos” os tipos de plástico, onde seja possível a reciclagem de plástico acima dos 90% após a utilização. 

Na Europa, a Mars defende ativamente uma responsabilidade mais transparente dos produtores para garantir a recolha e a reciclagem de embalagens. Também temos uma parceria com a Sustainable Packaging Coalition e somos copresidentes do seu Grupo de Trabalho para Produtos Florestais com vista a ajudar a identificar os riscos nas cadeias de abastecimento de produtos florestais.  

Comportamento do consumidor 

O nosso desafio: enquanto fabricantes, temos a responsabilidade de usar materiais de embalagem que possam ser reciclados ou reutilizados e de educar os consumidores sobre como o fazer.  

O nosso objetivo: 

  • Incentivar a eliminação responsável de embalagens por parte do consumidor. 

A nossa solução: estamos a colaborar com ONG, governos, grupos de ativistas e toda a indústria para promover a educação sobre o lixo e mudanças de comportamento. 

Por exemplo, na Austrália temos a colaboração REDcycle, um programa que convida os consumidores a devolver embalagens vazias de alimentos para animais de estimação feitas de plástico macio aos supermercados participantes, para que sejam recicladas e transformadas em produtos de plástico resistentes para parques.   

Na Mars, reconhecemos que temos uma oportunidade – e a responsabilidade – de agir agora para criar um futuro com embalagens mais sustentáveis.