women sitting in a circle
Eyebrow
Pessoas prósperas
Heading
Criar oportunidades para as mulheres
Subheading
Criar a sociedade que queremos ver amanhã
Body

As mulheres desempenham um papel poderoso na nossa história e na liderança dos dias de hoje, e o seu progresso e capacitação são cruciais para a criação dos negócios e da sociedade que queremos ver no futuro.  

A realidade é que as mulheres são responsáveis por dois terços das horas de trabalho em todo o mundo e produzem metade dos alimentos a nível mundial, mas globalmente ganham apenas 10% dos rendimentos gerados e são proprietárias de menos de 1% dos bens.  

No âmbito do nosso plano Sustainable in a Generation, o nosso objetivo é criar oportunidades para as mulheres nos nossos locais de trabalho, mercados e cadeias de abastecimento. E há um bom motivo para isso:  

  • No local de trabalho, as empresas com maior número de mulheres no conselho de administração e nos quadros superiores apresentam um melhor desempenho. 
  • No mercado, as mulheres são responsáveis por mais de 70 por cento das decisões de compra de marcas e geram e controlam mais de um quarto da riqueza do mundo (20 biliões de dólares americanos). 
  • Nas cadeias de abastecimento, as mulheres fazem contribuições essenciais para a agricultura, representando 43 por cento da força de trabalho em todo o mundo e 50 por cento na África Subsaariana, ao mesmo tempo que se dedicam ao trabalho não remunerado de cuidar das suas famílias.  

O que a Mars fará: 

  • O nosso local de trabalho: os nossos quadros superiores concentram-se no desenvolvimento da diversidade e da inclusão, com maior prioridade no progresso das mulheres. Os nossos mais altos cargos de liderança estão a participar em formações de liderança inclusiva para identificar formas de abordar os preconceitos e as barreiras culturais que limitam as mulheres. Em particular, estamos a olhar para os cargos em que as mulheres têm sido historicamente sub-representadas. Também estamos a orientar mulheres de elevado potencial e a garantir que todos os painéis de entrevistas incluem a progressão das mulheres nessas funções. 
  • O mercado: estamos a testar programas de formação com microdistribuidores e microrretalhistas como forma de capacitar as mulheres empreendedoras nos mercados emergentes da Ásia e de África. O objetivo é o aumento de rendimentos. Os projetos Maua e Bloom, por exemplo, são iniciativas-piloto no Quénia e nas Filipinas que fornecem formação para a venda de produtos a consumidores urbanos com baixos rendimentos. Outro exemplo é a The Unstereotype Alliance, que luta contra os estereótipos de género nos anúncios.  
  • As nossas cadeias de abastecimento: reconhecemos as ligações entre a pobreza, os direitos humanos e a capacitação das mulheres. Por isso, damos prioridade à ação e à colaboração nas nossas cadeias de abastecimento de cacau, arroz e menta, onde existe um maior potencial para gerar impacto. 

Capacitar mulheres nas comunidades do cacau  

Guiados pelo Plano de capacitação das mulheres da Mars Chocolate, apoiamos as mulheres nas nossas cadeias de abastecimento de cacau com formação, diversificação de rendimentos e oportunidades de liderança na comunidade. 

O nosso compromisso em disponibilizar mais oportunidades para as mulheres irá beneficiar não só as mulheres em todo o mundo como também o nosso negócio e a nossa sociedade.